Uma romântica bem realista

A Inércia Humana




A Terceira Lei de Newton postula que para toda ação há uma reação. Levando esse princípio para a sociedade, espera-se que para cada ato do governo haja uma resposta por parte do povo. Contudo, essa regra nem sempre é válida, haja vista que freqüentemente, a população permanece inerte em relação à comum incompetência governamental.
Essa apatia não necessita de nenhum microscópico eletrônico para ser percebida, uma vez que é facilmente notada em um rápida folheada de páginas do jornal. Lê-se sobre o apagão aéreo, sobre a possível crise energética, sobre o mensalinho, sobre o mensalão, sobre os sanguessugas, sobre os cartões de crédito corporativos e sobre uma diversidade de escândalos tão grande quanto o número de folhas na Amazônia! No entanto, nada se vê sobre a reação dos brasileiros perante esse desrespeito do governo para com os cidadãos! Ou alguém já ouviu falar de algum protesto na simbólica Esplanada dos Ministérios contra a escassez de competência e de moral dos representantes da Nação Brasileira?

O mais triste desse fato é que ele não é causado por falta de liberdade, como nas ditaduras dispersas pelo Globo. A Constituição Federal de 1988, inclusive, incentiva a indignação da população diante dessas afrontas, uma vez que, em artigo quinto, garante a livre expressão, independente de censura ou licença, bem como a liberdade de associação para fins lícitos, como a organização de uma passeata pela Ética. Entretanto, o povo parece ignorar esses direitos, mantendo-se quieto e imóvel dentro de suas casas, apenas assistindo, enfastiadamente, à ruína da civilidade no governo! Afinal, as pessoas acreditam que essa desastre não as afeta! Doce engano de inconseqüentes!

Dessa forma, percebe-se que a inércia da população é devida ao pior dos analfabetismos, o político. Portanto, é imprescindível uma melhora na educação, uma vez que é devido à ignorância política que, nas palavras de Brecht, nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

(by Vitor - blog argumento parnasiano)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!